Primeira Seção da Câmara de Vereadores de Cidelândia - MA - Noticias da Câmara - Camara de vereadores de Cidelândia - MA

Primeira Seção da Câmara de Vereadores de Cidelândia - MA

A primeira sessão do primeiro período da 6 Legislatura da Câmara Municipal de Cidelândia, ocorrida na última sexta 17, às 19:00h. Abrindo os trabalhos, o vereador-presidente, Kekê Teixeira, honrado com a presença do público que atendeu ao convite da Casa para assistir a sessão, cumprimentou os presentes em nome de sua mãe - a ex-vereadora Valdenir, da esposa Luciana, do irmão e prefeito Fernando e em nome de Adauto do Baratão, que esteve na galeria da Câmara junto a populares.
     De início, regimentalmente,  solicitou ao primeiro secretário, vereador Wanderson Silva, que fizesse a leitura da ata da sessão solene de 1 de janeiro que deu posse aos vereadores, elegeu a mesa diretora para o biênio 2017/2018 e empossou prefeito e vice. Franqueando a palavra aos vereadores, usando a tribuna o edil Esequias Vieira, destacou as parcerias que devem ser implementadas entre Legislativo e Executivo para o bom andamento dos serviços públicos. E em tempo, se colocou à disposição do povo; o vereador Carlos, enaltecendo a presença do prefeito na Sessão - o que para ele é algo inédito e digno de elogio, disse que mantém uma relação de amizade com o chefe do executivo, mas que na hora de cobrar, fará as devidas solicitações que expressem a vontade do povo; já Chico da Meire, como popularmente é conhecido, frisou a união entre seus pares para que possam fazer um mandato diferenciado e em harmonia com o prefeito; Chica Preta, aproveitou para agradecer à população por sua recondução ao mandato, e cobrou do prefeito presente atenção para com as vicinais que ligam a sede à zona rural; Valmir da Sol Brilhante,  mostrou sua gratidão à confiança do eleitorado obtida nas últimas eleições, ressaltando que sua votação quase que dobrou em relação a de 2012.  Valmir, elogiou o prefeito pelo bom trabalho em tão pouco tempo e fez cobranças aos cidadãos para que participem das sessões da Câmara, sugerindo até o uso da tribuna por eles; Wanderson Silva, acompanhando a deixa do orador que o antecedeu, reforçou a participação popular e disse ao prefeito que, ao longo do ano legislativo podem ocorrer críticas ao seu governo, e que o mesmo saiba se portar diante tais, pois se construtivas, servirá para ajudar sua administração; Francisco Moura - o Chiquinho, destacando entre os presentes a pessoa de Adauto do Baratão, que mesmo não logrando êxito nas duas últimas municipais, se faz firme e a par do dia-a-dia do município, fez menção à complexidade sobre o que é governar: o que diverge do período de campanha. Cobrou a participação dos governos Estadual e Federal, não apenas na tarefa de garantir as estruturas físicas das obras, mas de colaborar, sobremaneira, na manutenção destas, inclusive com recursos humanos. Chiquinho divergiu de Valmir quanto a participação popular na tribuna sem a devida alteração do regimento interno da Câmara. E encerrando as falas, Kekê Teixeira, pontuou os avanços pelos quais precisa passar a estrutura física do prédio da Câmara. Reforma e climatização, estão entre os serviços a serem feitos à medida da disponibilidade de recursos. O presidente  que encontrou o plenário da Câmara sem sistema de som, fez a compra de um e o mesmo já foi usado nessa sessão de abertura. Kekê, parabenizou o irmão por ter vindo acompanhar a abertura dos trabalhos legislativos e por abrir espaço no seu governo aos representantes legais do povo: os vereadores.

Encerrada a sessão, o vereador- presidente concedeu espaço ao prefeito Fernando Teixeira que, no uso da palavra, fez uma prestação de contas das ações do governo até agora e explicou sobre o processo licitatório, que de certa forma emperra o andamento da administração, mas que é necessário para o atendimento das exigências com os órgãos fiscalizadores. Terminando, agradeceu à Deus, se colocando sempre à disposição dos vereadores e de toda a população.