Resenha Legislativa: Câmara Começa a apreciar projetos do Executivo - Noticias da Câmara - Camara de vereadores de Cidelândia - MA

Resenha Legislativa: Câmara Começa a apreciar projetos do Executivo

A pauta principal da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cidelândia, realizada na sexta, dia 10 de março, foi a apresentação do Projeto de Lei N 001/2017, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre contratação de pessoal, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A mesa recebeu o projeto e o encaminhou para as comissões específicas que têm o aval para discuti-lo e, posteriormente, submetê-lo a votação em plenário.
A justificativa do projeto dar-se pelos motivos de o Executivo precisar contratar pessoal e sem ferir os termos de ajustamentos já celebrados com a justiça trabalhista.
Em linhas gerais, na sessão de ontem, cobranças ao Executivo permearam o espaço reservado aos parlamentares para tratarem de assuntos de interesse público. O vereador Carlos, elogiou a nova secretária de Saúde, a enfermeira Socorro Costa, e solicitou dela a disponibilidade de uma técnica para atender São Domingos; pediu a intervenção do poder público com relação a feirantes "de fora" que não pagam impostos ao município e, por fim, o cumprimento de seus requerimentos. A vereadora Chica Preta, fez menção ao bom trabalho do secretário Edson Lopes diante da Infraestrutura, principalmente pela reforma do posto de saúde do Córrego da Prata; chamou a atenção da Comissão de Obras e Serviços para com as pontes e estradas; e elogiou o prefeito Fernando Teixeira pela festa do carnaval, que produziu renda ao comerciante local. Valmir da Sol Brilhante, saudou as secretárias de Saúde e Assistência Social, presentes; cumprimentou o colega parlamentar,  Wanderson Silva, pela formação em Direito na data, e concluindo sua fala, cobrou da mesa diretora da Casa, agilidade no envio de documentos à prefeitura. Chico Moura, observou a atenção que o procurador da Câmara deve ter com o projeto do Executivo no sentido de atender às leis vigentes sobre a matéria; solicitou ao chefe de gabinete, Elivan Braz, a manutenção do diálogo com o Legislativo; e da nova secretária de Saúde, cobrou, assim como o fez na direção do hospital, um relatório da secretaria sobre ações disponíveis. Aparteado por Chica Preta, esta convidou os vereadores, como presidente da Comissão de Saúde, a visitarem, in loco, os órgãos de saúde e conferirem o estado físico e os serviços prestados por estes. Fechando a sessão, o vereador-presidente, Kekê Teixeira, destacou a semana da mulher, dando ênfase à professora Maria Amélia, Socorro Costa, sua mãe Valdenir e a outras mulheres que estavam na galeria da Câmara. (ASCOM - CM)
Fotos: mesa diretora (1); vereador Carlos (2); vereadora Chica (3); Valmir do Sol Brilhante (4) e com o vereador Chiquinho e as secretárias Socorro Costa e Valdenir (5)